Native vs Hybrid apps. O que escolher em 2017?

  • 0
imagem-destaque-blog-8

Native vs Hybrid apps. O que escolher em 2017?

Uma questão é abordada rotineiramente no cenário de desenvolvimento moderno de hoje, seja para criar um site da Web móvel versus um aplicativo nativo versus um aplicativo híbrido. Como desenvolvedor, você precisa se dedicar a pensar algumas considerações antes de correr para desenvolver software. Comparamos o modo de desenvolvimento nativo e híbrido para ajudá-lo a fazer a decisão certa.

Aplicativos híbridos

Um aplicativo híbrido é um aplicativo móvel que contém uma visualização na web (essencialmente uma instância de navegador isolado) para executar um aplicativo da Web dentro de um aplicativo nativo, usando um wrapper de aplicativo nativo que pode se comunicar com a plataforma de dispositivo nativo e a visualização da Web. Isso significa que os aplicativos da Web podem ser executados em um dispositivo móvel e ter acesso ao dispositivo, como a câmera ou os recursos do GPS.

Os aplicativos híbridos são possíveis por causa de ferramentas que foram criadas que facilitam a comunicação entre a tela e a plataforma nativa. Essas ferramentas não fazem parte das plataformas oficiais iOS ou Android, mas são ferramentas de terceiros, como o Apache Cordova, que é usado neste livro. Quando um aplicativo híbrido é criado, ele será compilado, transformando sua aplicação web em um aplicativo nativo.

Existem tantos frameworks móveis híbridos, como Ionic, NativeScript, React Native, Xamarin, PhoneGap, etc. Decidimos comparar aplicativos nativos com os dois principais frameworks híbridos – Ionic and React Native.

 

Iônico

O Ionic é uma estrutura que essencialmente permite aos desenvolvedores criar aplicativos móveis híbridos usando tecnologias da web como HTML, CSS e JavaScript.

Um aplicativo móvel híbrido é construído usando tecnologias normalmente usadas para a web. Os aplicativos híbridos são hospedados dentro de aplicativos nativos que lhes permitem acessar a câmera do dispositivo, pedômetro e outras funcionalidades, removendo a necessidade de desenvolver para qualquer dispositivo específico ou sistema operacional.

Isso basicamente significa que você está criando um site embrulhado dentro de um aplicativo.

Reativo Nativo

React Native é uma estrutura desenvolvida pelo Facebook para criar aplicativos de estilo nativo para iOS e Android em um idioma comum, JavaScript.

Ao contrário dos aplicativos híbridos, os aplicativos nativos são criados especialmente para a plataforma em que serão usados (iOS, Android, etc.). O React Native permite que uma proporção do código seja compartilhada entre as plataformas e habilita os desenvolvedores a criar aplicativos que se sentem menos fracos e que funcionem melhor que os aplicativos híbridos.

Com os aplicativos React Native e Native, os gestos, como aperto ou duplo toque, da maneira que você espera que eles funcionem no seu sistema operacional.

Conclusão

Existem vantagens e desvantagens claras e distintas para abordagens híbridas e nativas, e é por isso que essa discussão ainda é relevante. Velocidade para o mercado, um código-fonte, tecnologias web compatíveis, atualizações fáceis, disponibilidade de recursos e custos orçamentários mais baixos tornam as aplicações híbridas muito atraentes. Mas, a longo prazo, a maior destruição de aplicativos híbridos é que uma empresa provavelmente passará mais tempo a consertar e aperfeiçoar o aplicativo por causa de reclamações de usuários sobre elementos de UI ou problemas de desempenho.

Além disso, os aplicativos nativos têm a vantagem adicional de funções específicas do sistema operacional em que o aplicativo foi criado (por exemplo, câmera, GPS, catálogo de endereços, etcétera). Além disso, uma abordagem nativa oferece a melhor segurança em classe para um aplicativo móvel, o melhor desempenho, uma interface de usuário altamente responsiva e acesso a todas as APIs nativas. Em outras palavras, o investimento original pode ser maior, mas uma empresa economizará tempo e dinheiro no longo prazo, oferecendo uma excelente experiência de usuário e um desempenho padrão do aplicativo no mercado.

Cada abordagem tem seus prós e contras, mas no final do dia, uma abordagem nativa terá os maiores benefícios para a linha de fundo da empresa.

Por favor, compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!


Enviar Comentário

TODOS OS CURSOS

ENVOLVA-SE!

                     

ONDE VOU ESTUDAR?

Desde 1991

Os laboratórios de Informática da CD6 são equipados com computadores de ultima geração, monitores LCD, projetores, lousa Interativa, kit multimídia e ambiente climatizado. Em nossas aulas aplicamos o conceito de Qualidade, conforto e tecnologia para realizar seus sonhos.

Encontre no Site