Os 5 Bancos de Dados mais utilizados do Mercado

  • 0
sdfds

Os 5 Bancos de Dados mais utilizados do Mercado

sdfds

Uma das perguntas que profissionais costumam me fazer é quais são os bancos de dados mais utilizados do mercado. Por ser muito frequente e eu achar um assunto bem interessante gostaria de te convidar a conhecer melhor cada um deles e minha visão.

1 – Oracle

A menina dos olhos do Mercado. O Oracle foi lançado em 1980 é um banco de dados relacional e literalmente domina o mercado a anos. Sua linguagem de programação oficial é o PL/SQL, atualmente está na versão 12c, que foi lançada em julho de 2014 e se baseia em servidores na nuvem ou locais.

Para os profissionais de TI, saber SQL é algo primordial. Agora saber Oracle e PL/SQL é o segundo passo para se ter uma infinidade de oportunidades … Posso afirmar que hoje o especialista em Oracle no Brasil é o que mais fatura no mercado comparando com outros Bancos de Dados, então pense bem sobre o assunto na hora de se especializar.


 

2 – MySQL

Um banco de dados que tem o foco sistemas online. Ele também pertence a Oracle, foi lançado em 1996 e está versão 5, esta versão foi lançada em fevereiro de 2016. O seu grande diferencial é ser um sistema Open Source. Ele é também um Banco de Dados relacional.

Profissionais MySQL são valorizados pelo mercado, mas muito menos do que profissionais Oracle e às vezes até menos que o nosso terceiro e quarto colocado na lista, saber ele é muito importante caso você queira seguir a carreira de desenvolvedor Web, afinal este é o líder do mercado neste segmento.

Posso te dizer que a Oracle possui todo interesse em fomentar o uso desta tecnologia Open Source cada vez mais, e isso faz parte do Business da Oracle, sem nenhuma cogitação de não existir a versão Open Source. Porém, naturalmente muitas aplicações nascem pequenas, na versão Community e tornam-se críticas e funcionalidades Enterprise são necessárias (Alta Disponibilidade, Monitoramento, Backups avançados, Firewalls, Auditoria, etc), essas funcionalidades são fornecidas pela Oracle no MySQL Enterprise. Esse é o Business! … Por Henrique Lemos, MySQL Principal Sales Consultant

Achei interessante destacar o comentário do Henrique Lemos, por ser uma visão de um profissional interno da Oracle sobre o que a empresa pensa sobre o banco de dados.

3 – SQL Server

O Banco de Dados da Microsoft é o terceiro colocado no ranking, ele foi lançado em 1989 e também é um Banco de Dados relacional,  Depois de 27 anos de mercado lançaram uma versão para o Linux, sinceramente não conheço essa versão nem vi feedbacks mas acredito que a Microsoft perdeu muito mercado devido a essa desvantagem histórica aos outros concorrentes. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos anos de mercado.

Este é um banco de dados muito utilizado no mercado, mas devido ao fato de hoje ele suportar linguagens do pacote .NET, além a da sua linguagem principal o T-SQL, não é tão valorizado quanto o Oracle. Na minha opinião se você é um programador .NET não é um diferencial você ser um profundo conhecedor de SQL Server, afinal ele suporta a linguagem que você já conhece, saber Oracle é sim um diferencial, isso porque muitas empresas apesar de terem o pacote .NET elas utilizam Banco de Dados Oracle. Mas lembrando essa é a minha opinião por tudo que eu já vivi no mercado, talvez na sua empresa seja diferente porém é o que eu vivi e vejo atualmente nas empresas em que eu atuei.


 

4 – MongoDB

O primeiro e único banco de dados não relacional da lista do TOP Five dos Bancos de Dados. Nele é utilizado o armazenamento de arquivos para guardar informações, o conceito de NoSQL. Foi lançado em 2009 pela MongoDB e é Open Source.

Minha opinião como profissional especialista em Dados é, estude JavaScript (A linguagem do MongoDB) a tendência é que no futuro tenhamos muitas oportunidades com este banco de dados. Contudo ao contrário do que muitos dizem, eu não acredito que eles vão dominar o mercado, eles serão sim uma nova base de dados para determinadas informações, mas os SGDBs não vão morrer.

5 – PostgreSQL

Banco de Dados relacional Open Source da PostgreSQL Global Development Group, foi lançado em 1989 e sua última versão, a 9.5.1 foi lançada em fevereiro de 2016.

Por ser Open Source, assim como o MySQL, é muito utilizado para sistemas web, caso você queira se especializar em este tipo de aplicação para criação de pequenos sistemas é altamente aconselhável que você invista em PostgreSQL.

Este foi um resumo dos Banco de Dados que são as meninas dos olhos do mercado. Para finalizar o que tenho a te dizer é: TODA EMPRESA USA BANCO DE DADOS! Então saber muito bem qualquer um deles vai te trazer oportunidades muito boas no mercado de trabalho, todavia alguns deles vão te trazer mais oportunidades e uma remuneração melhor. Saiba escolher bem afinal é o seu futuro que está em jogo.

Tabela atualizada em 2017

 

Capturar


Enviar Comentário

TODOS OS CURSOS

ENVOLVA-SE!

                     

ONDE VOU ESTUDAR?

Desde 1991

Os laboratórios de Informática da CD6 são equipados com computadores de ultima geração, monitores LCD, projetores, lousa Interativa, kit multimídia e ambiente climatizado. Em nossas aulas aplicamos o conceito de Qualidade, conforto e tecnologia para realizar seus sonhos.

Encontre no Site