Notícia

Como migrar o WordPress de localhost para a Web

23/07/2020

 

Como migrar o WordPress de localhost para a Web.

Neste tutorial o Prof. Bernardo, instrutor das turmas de Web Design da CD6 – Desenvolvimento de pessoas e negócios, demonstra como migrar um site em WordPress feito em localhost para um endereço na web.

Para este processo, precisamos de um domínio já configurado em uma hospedagem que ofereça um cPanel (Painel de Controle). Como exemplo utilizaremos um domínio hospedado no “Hostgator”.

Vamos dividir em duas partes os passos a serem seguidos. Estes podem ser realizados simultaneamente.

A primeira parte é gerar uma cópia do site. O processo é muito parecido com o Backup de segurança. Para isto, vamos acessar o painel de controle da página local:

- Verifique se o XAMPP está ativo. Caso não esteja, clique em “START” nos processos de “Apache” e “MySQL”. eles precisam estar rodando para acessarmos o painel.

- Abra seu navegador e acesse a página através do endereço: localhost/NOMEDOPROJETO/wp-admin. Em seguida efetue o login informando o nome e senha previamente cadastrados.

- No painel de controle, na barra lateral esquerda, vá até o plugin “ALL-IN-ONE” e selecione “EXPORTAR”

- Para gerar o arquivo corretamente, é necessário realizar as modificações no endereço do banco de dados. Clique em PROCURAR e digite: localhost/NOMEDOPROJETO

- Em seguida, clique em SUBSTITUIR POR e digite o endereço que será publicado o site: Ex: aulas.vip/tutorial

- Então clique em EXPORTAR PARA / ARQUIVO

- Aguarde o arquivo ser gerado e clique em BAIXAR LOCALHOST. O arquivo será salvo em sua pasta de downloads.

A segunda parte é realizada diretamente no cPanel da hospedagem contratada.

- Acesse o cPanel (https://aulas.vip/cpanel) e efetue o login.

- Neste painel, vá até a opção de Instalação de Softwares e selecione o WordPress.

- Selecione o protocolo e o local onde será instalado o WordPress, neste exemplo será em https://aulas.vip/tutorial.

- Informe um usuário e senha para acessar o site e clique em instalar. (As outras opções são irrelevantes neste momento pois serão sobrepostas pela cópia que iremos migrar).

- Com o WordPress instalado, acesse a página através do endereço: https://aulas.vip/tutorial/wp-admin e efetue o login com os dados criados no passo anterior.

- Será necessário instalar o plugin “ALL-IN-ONE”. Para isto, acesse na barra lateral a opção “PLUGINS/Adicionar Novo” e procure pelo plugin. Instale e ative ele.

- Agora precisamos acessar no painel a opção ALL-IN-ONE / IMPORTAR DE / FICHEIRO. Irá aparecer uma tela para indicarmos o local do arquivo a ser importado. Selecione o arquivo baixado na primeira etapa (Deve estar na pasta downloads). Clique em ABRIR.

- Irá aparecer a mensagem a seguir:

- Clique em CONTINUAR. Aguarde o carregamento dos arquivos e clique em CONCLUIR.

PRONTO!!! Seu site está no ar!!!

Voltar