Notícia

Projeto Qualifique-se – Gerenciamento de E-commerce.

17/08/2020

E-commerce deve crescer 16% em 2019 – Meio & Mensagem

Na matéria do mês, o Prof. Bernardo da CD6 – Centro de desenvolvimento de Pessoas e Negócios, compartilha o que está ensinando aos alunos do Projeto Qualifique-se – Gerenciamento de E-commerce.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, abrir uma loja virtual não é apenas criar uma página e começar a vender. Obviamente, há muitas etapas entre a ideia inicial até a análise das vendas.

O projeto precisa ser tratado da mesma forma com que tratamos a criação de uma loja fica, ou seja, muito bem planejadas e executadas na sequência correta.

Vamos imaginar a construção de uma sala comercial que será utilizada para uma loja física. Imediatamente percebemos que não é possível pintar as paredes antes mesmo de ter erguido os tijolos, assim como não é correto fazer as instalações elétricas depois de estar com as paredes pintadas pois a fiação precisa ficar dentro das paredes e a hora correta para fazer isto é durante a fase de construção.

Com este exemplo em mente fica claro a necessidade de contratar uma pessoa que conheça todos os passos necessários para a correta criação de da loja virtual. Esta pessoa é chamada de “Gerente de E-commerce”.

O Gerente é responsável pela elaboração do projeto, definição de prazos e metas, celebração de contratos, planejamento de marketing e análise de resultados.

O primeiro passo a ser dado é a realização da Análise de Viabilidade do negócio. Uma das ações esperadas nesta fase é a Análise da Concorrência. Sem isto já começamos mal pois podemos perder muito tempo e dinheiro para descobrir que o projeto não dará certo.

Em seguida, para garantir o sucesso é necessário buscar os profissionais certos para compor sua equipe.

Com a equipe definida é hora de iniciar o planejamento estratégico e o planejamento de e-Logística. Nesta fase há muito o que ser definido. É a fase mais demoradas e uma das mais delicadas de todo o processo.

Somente após a execução do que foi decidido nos planejamentos anteriores é que devemos e podemos iniciar o “Desenvolvimento da Loja Virtual”. Isto significa que as pessoas que começam por aqui dificilmente terão sucesso pois pularam toda a “Fundação” da loja e sem uma base sólida nenhuma “Construção” é segura.

Com a loja virtual criada, é hora de fazer o Planejamento do Marketing e na sequência sua respectiva análise. É necessário ter uma pessoa dedicada exclusivamente para esta análise pois o mercado virtual é muito delicado e conservador ainda e qualquer deslize pode levar ao encerramento das atividades da loja..

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