Notícia

Como criar o efeito de dupla exposição com pincel

19/08/2020

Photoshop é o mais conhecido e mais utilizado software de manipulação de imagens do mercado atual. Com ele é possível criar praticamente qualquer tipo de efeito em uma imagem. Basta fazer uso de suas ferramentas e de algumas técnicas específicas.

Neste tutorial o Prof. Bernardo, instrutor das turmas de Web Design da CD6 – Desenvolvimento de pessoas e negócios – ensina como criar o efeito de dupla exposição a partir da criação de um pincel.

Para começar, precisamos baixar duas imagens distintas. Uma será a imagem de fundo (Background) e a outra será o modelo (molde) para delimitar a exposição. Para isto usaremos o site “https://www.pexels.com/pt-br/”

No Photoshop, vamos criar um arquivo novo com as dimensões de 1500px X 1500px.

O primeiro passo é carregar a imagem modelo.

Em seguida, selecione a ferramenta LAÇO e clique em “Refinar Arestas” no menu superior. Escolha a opção de “Sobreposição” e selecione a primeira ferramenta para fazer a seleção principal. Depois pegue a segunda ferramenta para fazer uma seleção mais refinada. Quando estiver tudo ok, marque a opção de saída para seleção.

Neste ponto, pressione CTRL U para fazer o ajuste da matiz e saturação e zere o valor da saturação, deixando a imagem em preto e branco.

Em seguida, pressione CTRL L para ajustar os níveis de tons claros e escuros.

Com estas configurações e seleção, clique em EDITAR / Definir Princel e dê um nome para este pincel.

O próximo passo é carregar a imagem de Background e aplicar uma máscara de camada na cor preta, ou seja, não mostrando nada.

Selecione a miniatura da máscara e escolha a ferramenta PINCEL. Por padrão já deve estar selecionado o último pincel criado.

Basta clicar com o pincel na cor branca sobre a imagem. E PRONTO...

 

 

Voltar