Notícia

Alunos de escola pública desenvolvem apps para reforço escolar

23/09/2020

A segunda edição da Maratona UNICEF Samsung teve o seu encerramento dia 24 de agosto e apresentou 19 aplicativos voltados para temáticas sociais e inclusivas.

Para quem não conhece, a Maratona UNICEF Samsung é uma iniciativa que reúne diversas áreas como, professores, estudantes, programadores e designers. A iniciativa tem o objetivo de encontrar soluções criativas que contribuam para o processo de aprendizagem de estudantes de escolas públicas no Brasil.

Apesar da pandemia enfrentada em 2020, os times mantiveram o comprometimento e o foco através de reuniões remotas. 

Listamos cinco apps que podem ser utilizados como reforço nas disciplinas estudadas em sala de aula.

Biolingue5 (SC) – 1º ano do Ensino Médio
Biolíngue é um game interativo e acessível em Libras e Português, onde você aprende, de uma forma divertida, sobre IST's como a Sífilis e Aids. Nele, você se torna um agente de saúde e une forças com a ONU e a UNICEF para combater essas epidemias.

Developers Pantaneiros (MS) – 1º ano do Ensino Médio
No game, o personagem é desafiado a identificar a formação de fenômenos como fusão, condensação e evaporação, para ajudar na irrigação da colheita da cidade.

IFarmNET (RJ) – 3º ano do Ensino Médio
O objetivo desse jogo é gerenciar um projeto de agricultura sustentável com áreas limitadas, com o cuidado para manter os ecossistemas. 

OCAVIVA (AM) – 1º ano do Ensino Médio
OcaViva é um aplicativo de propósito educacional na forma lúdica com gênero de gerenciamento/construção, associando o conteúdo das componentes curriculares: Ciências humanas e sociais aplicadas (sociologia); e Ciências da natureza e suas tecnologias 

Os Conselheiros (BA) – 1º ano do Ensino Médio
É um jogo colaborativo em que os jogadores, chamados de Conselheiros, gerenciam uma cidade, tomando decisões coletivas frente à diversas situações-problema apresentadas pela comunidade. Cada decisão afeta o destino da cidade através dos seguintes indicadores: satisfação pública, infraestrutura, sustentabilidade e economia.. 

Voltar