Notícia

O que é VLAN?

03/12/2020

E dessa vez  mês o Prof. Wagner da CD6 – Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, vem com um artigo bem interessante do mundo de redes computacionais, sobre VLAN. Com certeza de extrema importância no mundo da Tecnologia da Informação. Os alunos do curso de TI Profissionalizante e também do curso Técnico vão aproveitar bastante.

Mundialmente conhecido, o termo LAN significa Rede de Área Local (Local Area Network) mas a evolução dos conceitos de virtualização estão atingindo cada vez mais dispositivos, condição possível por um aparelho que conecta os computadores e outros dispositivos de rede, começando pelo mais simples conhecido como HUB, este dispositivo vem evoluindo regularmente tornando-se cada vez mais robusto e funcional onde avançou para o SWITCH possuindo modelos não-gerenciáveis e gerenciáveis.

Neste último além de permitir multiplicar as conexões de rede unindo por cabo dois ou mais aparelhos (geralmente qualquer hub ou switch permite multiplicar as conexões de rede desta maneira), possuindo recursos que permitem ser configurados remotamente e como é apresentado aqui, contendo o recurso para criação de redes virtuais onde é possível separar grupos de redes melhorando a distribuição de recursos, embora a computação em nuvem também utilize massivamente essa funcionalidade, o texto teve como propósito facilitar a introdução ao conceito de VLAN.

Conhecendo a VLAN

O conceito de VLAN (Rede de Área Local Virtual) abstrai a ideia da rede de áre local (LAN), promovendo a conectividade entre os links de dados para uma sub-rede. Um ou mais switches de rede permitem oferecer suporte a várias VLANs independentes, criando implementações de sub-redes na camada 2 (link de dados). Uma rede virtual está associada a um domínio de broadcast. Geralmente composto de um ou mais switches Ethernet.

O recurso de VLANs facilita aos administradores de rede separarem uma única rede comutada para atender aos requisitos funcionais e de segurança de seus sistemas sem a necessidade de instalar novos cabos ou fazer grandes alterações em sua infraestrutura de rede atual, principalmente no ambiente físico. As portas (interfaces) nos switches podem ser atribuídas para uma ou mais VLANs, proporcionando a divisão dos sistemas em grupos lógicos – com base em qual departamento eles estão associados – e estabelecer regras de intercomunicação entre os sistemas e os grupos que foram segregados.

Esses grupos podem variar do simples e prático (computadores numa VLAN podendo acessar a impressora nela mas computadores fora dela VLAN não podem), ao complexo e juridicamente legal (computadores do departamento comercial não tem comunicação com computadores de ambiente bancário) onde em cada VLAN é fornecido acesso ao link de dados para todos os hosts conectados nas portas de comutação configuradas com o mesmo ID de VLAN.

Voltar