Notícia

Apresentando uma nova maneira de WordPress

01/12/2018

 

Uma nova experiência de publicação para o WordPress está em andamento: prepare-se para que suas palavras, imagens e layout fiquem tão bem na tela quanto na imaginação, sem nenhum código.

O editor do Gutenberg usa blocos para criar todos os tipos de conteúdo, substituindo meia dúzia de formas inconsistentes de personalizar o WordPress, alinhando-o aos modernos padrões de codificação e alinhando-se a iniciativas de web aberta. Esses blocos de conteúdo transformam a forma como usuários, desenvolvedores e hosts interagem com o WordPress para tornar o conteúdo da Web mais fácil e intuitivo, democratizando a publicação – e o trabalho – para todos, independentemente da capacidade técnica.

Esse editor veio para mudar o conceito de editar texto dentro do wordpress. Porém essa versão só será lançada a partir da versão 5.0 do wordpress e inicialmente os plugin de editores e construtores de site como o Elementor, Divi, SiteOrigin entre outros, ainda não estão adaptáveis para essa versão.

O que é um bloco?

Uma das coisas que você ouve muito sobre as discussões de Gutenberg são os blocos. Esses blocos são uma maneira unificada de estilo de conteúdo que atualmente requer códigos de acesso, incorporações, widgets, formatos de postagem, tipos de postagem personalizados, opções de tema, meta-caixas e outros elementos de formatação. Ao permitir uma personalização avançada sem um profundo conhecimento de código, os blocos cumprem a promessa do WordPress: ampla funcionalidade com uma experiência de usuário clara e consistente.

Você quer mexer e ver com seus próprios olhos e mãos, é só acessar esse link aqui (incorporar a URL no texto link aqui “https://testgutenberg.com/”) e poderá mexer nele e ver como funciona.

Se quiser baixar e instalar ele no seu worpress é só baixar ele aqui (incorporar a URL no texto aqui “https://br.wordpress.org/plugins/gutenberg/”).

Voltar