Notícia

Open Source, Software Livre???? Qual a diferença entre eles ???

23/05/2019

      O Professor Wagner do Curso de T.I. da Escola CD6 Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, apresenta neste artigo quais são elas.

open source, software livre

      Projeto Open Source foi criado pela Open Source Iniciative (OSI) e determina que um programa de código aberto deve garantir: Distribuição livre. O programa deve incluir seu código fonte e deve permitir a sua distribuição também na forma compilada ( codigos binários Ex:. 00111001, forma que o computador consegue fazer a leitura das informações).
         Caso o programa não seja distribuido com seu codigo fonte, deve-se disponibilizar um outro meio de se obter o mesmo. Além disso o código deve ser em uma linguagem a qual qualquer programador consega ler, entender e interpretar.
         Se o objetivo for comercializar esse programa, deve-se fazer o registro do mesmo e definir um tipo de licença. Esta deve seguir algumas regras e somente será permitido ou não modificações conforme termos presente na mesma. E não devem ocorrer  descriminação ou restrições de uso para pessoas ou ramos especificos.


         Já o Software Livre é obrigatóriamente Open Source, porque a licença deste programa diz (de acordo com a FSF):               
 

-A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
-A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1).
-A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
-A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3).

         Ou seja, o acesso ao código-fonte é um pré-requisito para as liberdades deste tipo de programa. A licença mais famosa de software livre é a GNU General Public License (GPL), da FSF.

         Em resumo ambos os métodos de desenvolvimento tem coisas em comum mas a diferença base entre eles  é que, o Software Livre implica à não propriedade do software, e o Open Source quer dizer que o código fonte do programa está aberto para consulta, e dependendo da vontade do criador para distribuição e redistribuição sob determinadas características. Como por exemplo os drivers da Nvidia que são Open Source, com o código fonte podendo ser acessado por terceiros mas somente quem vai promover alternações nele é a própria Nvidia.

 

Professor
Wagner Luciano.

Voltar