Notícia

Passo a Passo - Backup do Active Directory no Windows Server 2012 (Estado do Sistema)

13/06/2019

O professor Wagner do curso de Ti  da CD6 - Centro de Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, irá mostrar neste tutorial como realizar um backup do Active Directory no Windows Server 2012.

Para isso efetuamos um backup de um item denominado Estado do Sistema.

O Estado do Sistema (System State) contém diversos itens, tais como:

  • Registro do Sistema
  • Banco de dados COM
  • Serviços de Certificados
  • Active Directory
  • SysVol (Políticas de Grupo e Scripts de Logon)
  • Arquivos de boot

Com um backup do estado do sistema você será capaz de restaurar em um servidor além do Active Directory, também o Registro do Windows, sites do IIS e outros itens.

É possível inclusive restaurar o estado do sistema em um servidor diferente, desde que tenha o hardware idêntico ao do servidor de onde o backup se originou.

Fazendo backup do Estado do Sistema

Abra o recurso de Backup do Windows Server clicando em Ferramentas -> Backup no painel de gerenciamento do servidor.

No Painel de Ações, clique no item Backup único, para abrir o assistente de backup:

 




Na tela Opções de backup escolha a opção “Opções diferentes” para que possamos especificar os itens de backup desejados, e clique no botão Avançar:




Na tela Selecionar Configuração de Backup escolha a opção Personalizar e clique no botão Avançar:

Na tela Selecionar Itens para Backup clique no botão Adicionar Itens para que possamos escolher os itens que farão parte de nosso backup (no caso, o Estado do Sistema):

 

Na janela Selecionar Itens, marque a checkbox Estado do Sistema e clique no botão OK:

Após adicionar o item Estado do Sistema, clique no botão Avançar para prosseguir com o backup:

Na tela seguinte vamos especificar o tipo de destino. Como vamos utilizar uma unidade conectada diretamente ao servidor, selecione a opção “Unidades locais“. Clique em Avançar:

Na tela Selecione o destino do backup, escolha a unidade que receberá os dados a serem salvos. No caso, será a unidade Backup (N:). Clique em Avançar para prosseguir:

Na tela de Confirmação, verifique se o item Estado do Sistema está listado na janela de Itens do backup, e clique no botão Backup para iniciar a cópia de segurança dos dados do ADDS:

Aguarde enquanto o backup é realizado. Esse processo pode levar vários minutos, devido ao volume de dados, e pode ser acompanhado na janela Progresso do backup:

Quando o backup estiver finalizado, você verá a mensagem Concluído no status da janela de Progresso do backup. Clique no botão Fechar para encerrar o processo.

Excelente! Backup do Active Directory /  do Sistema realizado com sucesso! Você pode conferir os arquivos de backup que foram criados olhando o conteúdo do drive de destino utilizado. Em meu caso foram copiados cerca de 7,76 GB de dados:

 

Voltar