Notícia

Vulnerabilidades em Softwares e Segurança de Dados

18/07/2019

No artigo do mês, o professor Wagner do curso de Informática Administrativa da CD6 – Centro de Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, traz um artigo muito importante, principalmente para os usuários do Microsoft Excel e alunos do curso de  Informática.

Esse artigo fala um pouco sobre vulnerabilidades em softwares, isso quer dizer, Segurança de Dados.

Quando se ouve falar em segurança de informação, já imaginamos, hackers invadindo servidores, redes, tirando sites do ar, fazendo um milhão de coisas. Nesse caso devemos nos prevenir contra certos tipos de ataques, configurando firewall, instalando antivírus, anti malwares, ou seja, deixamos o sistema operacional extremamente seguro, mas muitas vezes o usuário se esquece de uma coisa, o sistema operacional não é o único que precisa de atenção.

Primeiro, deve-se tomar cuidado ao baixar programas da internet e segundo, ficar atento aos programas do pacote office, isso mesmo, os famosos Word, Excel, Outlook, Powerpoint, eles podem apresentar falhas de segurança que podem colocar em risco todas as informações, isso pode ser causado pela falta de atualização ou mesmo devido a falhas do próprio programa.

Existe uma lista grande de falhas de segurança no pacote office e no sistema operacional, por exemplo, o Word já apresentou algumas falhas, uma delas foi com o Word 2016.

Em Abril desse ano o Outlook  apresentou uma falha grave de segurança. Inicialmente a Microsoft se pronunciou e declarou que os hackers que invadiram as contas, não tinham acesso a conteúdo de e-mail, somente a pastas e nomes de contas, mas um grupo de suporte da Microsoft afirmou que algumas contas contas estavam totalmente comprometidas, após confirmações a Microsoft admitiu que realmente a falha de segurança com Outlook foi muito grave e começou a notificar alguns utilizadores, informando que os hackers poderiam ter acesso aos assuntos, anexos e conteúdo de e-mail.

E agora vamos falar sobre a poderosa ferramenta do pacote office, não é novidade que o Excel é a melhor planilha de cálculos do mercado e sem concorrentes diretos, mas nem por isso deixou de apresentar sua falha, onde colocou aproximadamente 120 milhões de usuários em risco, segundo pesquisadores da Mimecast Ltd.

A função Power Query está apresentando essa falha de segurança, permitindo que hackers possam iniciar um ataque remoto pelo DDE (Dynamic Data Exchange), que é um sistema que compartilha dados entre aplicativos no Windows. Além disso, outros tipos de ataques, envolvendo malwares que danificam o computador ao abrir uma planilha. Nesse caso deve-se desativar o DDE e prestar atenção aos avisos de segurança.

Voltar