Notícia

Qual a importância do serviço VOIP dentro da empresa?

23/07/2019

O professor Fábio do curso de TI da CD6 – Centro de Desenvolvimento de Pessoas e negócios está ensinando aos alunos da turma 1917 a real importância de ter um servidor VOIP dentro de uma empresa.

Eles estão preparando e configurando um servidor voip e seus respectivos ramais para que o sistema de telefonia da empresa funcione de forma adequada e estável.

Assim conseguem visualizar a real importância de um sistema de telefonia. Passo importante e indispensável para nossos futuros profissionais de TI.

Afinal, um curso completo é aquele que além da teoria ensina também na prática, porque é executando e colocando a mão na massa que assimilamos melhor o conteúdo.

Como Criar Ramal no Elastix

Para criar um ramal (extensão) clique em Extensions(01) -> Add Extension(02) -> Submit(03).

Preencha os campos: User Extension (1), Display Name (2) e Secret (3) depois clique em Submit (4). User Extension: será o número do ramal dessa extensão, ou seja, é número para o qual ligarão para falar com o usuário desse ramal. Display Name: nome de exibição do ramal. É apenas descritivo, no entanto não podem ser usados caracteres especiais ou acentos. Secret: senha para autenticação do ramal.

Depois de clicar em Submit, você voltara para o íten Extension, repare que a extensão criada, aparecerá no lado direito da tela. Clique sobre a Extensão criada no passo anterior pois alguns detalhes serão alterados.

De volta na configuração da Extensão, altere os seguintes parametros: Context (01), Disallow (02), Allow (03) e depois clique em Submit (04)

Context: Esse é o plano de discagem do Ramal.

Depois de clicar em Submit, e aguardar o Elastix voltar para a página de configuração, clique na tarja vermelha escrita "Apply Configuration Changes Here" ou seja, "Aplique as configurações alteradas aqui".

Depois disso, a faixa vai sumir, significando que não tem nenhuma alteração sem ser "Aplicada". Feito isso, o ramal já está criado, bastando apenas configurar no Softphone, ATA ou PhoneIP e testar. Gostou? Fique atendo que sempre temos novidades para vocês!

Voltar