Notícia

Como Fazer uma Mala Direta no Microsoft Word - Passo à Passo

22/08/2019

E dessa vez algumas turmas de Informática administrativa do Prof. Wagner da CD6 – Centro de Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, estão aprendendo como a criar uma mala direta passo a passo no Microsoft Word, por isso confira o tutorial abaixo e crie a sua de maneira totalmente descomplicada.

Primeiro vamos entender o que é uma mala-direta!

Mala-direta é aquela correspondência que você e centenas ou milhares de pessoas recebem a mesma carta, mas ela é personalizada com os seus dados pessoais, usaremos como exemplo um convite de aniversário.

A criação da mala direta deve ser dividida em duas partes importantes:

1-      A carta que você recebe em casa, contendo suas informações.

2-      O arquivo que servirá como base de dados, com suas informações como: nome, endereço, CEP, etc.

Este arquivo pode ser feito ou você pode pegar informações de um banco de dados existente no Access ou Excel

Vamos iniciar então a criação da mala direta a partir de uma banco de dados que pode ser criado junto com o Assistente de mala direta no Word.
 

Vamos aos passos:

1-      Abra o seu Microsoft Office Word 2010;

2-      Clique na Guia Correspondências, em seguida Iniciar Mala Direta e a opção Assistente de Mala Direta Passo a Passo;

3-       Aparecerá do lado direito do monitor um Painel de Tarefas com 6 etapas, com opções a serem selecionadas para a criação da mala direta.  Selecione na Etapa 1 de 6 o tipo de documento - Em nosso exemplo vou utilizar cartas - em seguida clique em: Documento Inicial.

Na Etapa 2 de 6 – selecione o documento inicial: escolha a opção usar o documento atual. Em seguida clique em PRÓXIMA: Selecione os destinatários.

Como vou criar um banco de dados, selecionarei a opção Digitar uma nova lista e em seguida o item Criar. Aparecerá uma nova janela para a escolha dos campos a serem utilizados. Para definir os campos que preciso vou apertar no botão Personalizar Colunas.

Uma nova janela aparecerá para a escolha dos campos a serem utilizados. Para definir os campos que preciso vou no botão Personalizar Colunas.

Aparecerá outra janela para a escolha dos campos… como vou definir os próprios campos, selecionarei o botão Excluir, apagando todos os campos.  

Apertarei no botão Adicionar e digitarei os campos a serem utilizados.

Depois de escolhidos os campos , devemos digitar os dados dos clientes

.

Após digitar os dados dos clientes ou convidados, clicar no botão OK, e logo em seguida, digitar um nome para salvar o arquivo.

Após Salvar os dados, o texto ficara em estado normal, como abaixo

Selecione a informação que será trocada em todas as cartas, no nosso caso, será a palavra Fulano.

Em seguida, clique na opção “Inserir campo de mesclagem”, e selecione o campo que foi criado anteriormente no caso ,”Nome”.

A palavra Fulano deverá ser trocada pelo campo nome, como pode ver abaixo, deve aparecer assim <>

Em seguida, va até o último botão chamado “Concluir e Mesclar”, e escolha a opção “Editar documentos Individuais”

Escolha a opção “Todos” e clique no botão OK

Pronto, agora para verificar se foram criadas as outras páginas, basta clicar na guia “Exibir” e clique na opção “Várias páginas”

Pronto, finalizado nosso tutorial de Mala-direta passo a passo.

Voltar