Notícia

Como criar actions no PHOTOSHOP para otimizar sua produtividade

20/09/2019

Fala galera beleza? No ultimo sábado os alunos da turma de web design da CD6 – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E NEGÓCIOS, aprenderam com o professor Evandro Ripka, uma função do Adobe Photoshop muito utilizada por agencias e freelancers, capaz de triplicar sua produtividade, e como de costume, nossa redação trás em primeira mão o tutorial de como utilizar este recurso mágico, confere ai!

Neste tutorial vamos aprender a trabalhar com a função “AÇÕES” do photoshop, mas antes, é preciso entender de fato para que ela serve. Este recurso é utilizado para automatizar certas tarefas que são executadas com frequência e possuem a mesma configuração, Exemplo:

Aplicação de marca d’água, colorização de uma imagem, ajustes de brilho, saturação, vibratilidade entre muitos outros...

A grande “sacada” da função, é que você pode gravar todos os ajustes aplicados em uma imagem depois, aplicar em outra imagem com apenas um clique!

1 – HABILITANDO A GUIA “AÇÕES”:

Na barra de opções superior do programa, selecione a opção janela e em seguida, clique na opção AÇÕES para habilitar a guia.

2 – CRIANDO UMA PASTA PARA SALVAR SUAS AÇÕES:

Com a guia aberta, clique na opção CRIAR NOVO CONJUNTO, e atribua um nome, conforme a imagem abaixo:

3 – CRIANDO UMA AÇÃO:

Agora é hora de gravar, minha dica é que você já tenha em mente o que vai fazer, para que o photoshop não execute ajustes desnecessárias na sua imagem. Para gravar, basta selecionar a pasta(conjunto) criado na etapa anterior e em seguida clicar na opção CRIAR NOVA AÇÃO (localizada ao lado do botão de criar um novo conjunto).

Renomeie a ação e clique no botão GRAVAR, após isso basta realizar os ajustes que deseja na imagem.

4 – FINALIZANDO

Após realizar todos os ajustes necessários, clique no botão IMTERROMPER GRAVAÇÃO:

5 – UTILIZANDO A AÇÃO:

Para replicar os ajustes em outra imagem, basta abri-la no Photoshop. Selecionar a AÇÃO desejada na guia AÇÕES, selecionar a camada da imagem e clicar no botão EXECUTAR AÇÃO.

RESULTADO FINAL:

Voltar