Notícia

Coisas Autônomas

14/10/2019

 

Hoje o professor Fabio, do Curso de TI da CD6 – Centro de desenvolvimento de pessoas e negócios irá falar um pouco sobre “Coisas autônomas”.

Coisas autônomas, como robôs, drones e veículos autônomos, usam AI (inteligência artificial) para automatizar funções previamente executadas por humanos. Sua automação vai além da fornecida por modelos de programação rígidos - eles exploram a AI para fornecer comportamentos avançados que interagem mais naturalmente com o ambiente e com as pessoas.

“À medida que as coisas autônomas proliferam, esperamos uma mudança das coisas inteligentes autônomas para um enxame de coisas inteligentes colaborativas, com múltiplos dispositivos trabalhando juntos, independentemente das pessoas ou com a contribuição humana. Por exemplo, se um drone examinasse um campo grande e descobrisse que estava pronto para a colheita, ele poderia despachar uma ‘colheita autônoma’. Ou no mercado de entregas, a solução mais eficaz seria usar um veículo autônomo para mapear a área alvo. Robôs e drones a bordo do veículo poderiam garantir a entrega final do pacote”.

Aproveitando a ideia um ônibus totalmente autônomo foi testado em nossa capita Curitiba!!

Veja alguns trechos:

"Ônibus sem motorista? Sistema autônomo é testado na região de Curitiba"

"Já imaginou entrar em um ônibus, sentar e perceber que ele está trafegando sem motorista? Essa tecnologia está contida em um sistema capaz de captar todos os detalhes ao redor do veículo que está sendo testado por uma empresa de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba.

Um ônibus já opera de forma autônoma na China desde 2018. Entretanto, como a legislação brasileira não permite veículos sem condutores, o sistema autônomo não foi testado sem motorista aqui. Foram testadas apenas as funcionalidades que facilitam a vida do motorista, como um alerta de que ele está cansado. O sistema é da empresa VIA Technologies, de Taiwan."

Voltar