Notícia

Como utilizar a função PROC

21/01/2020

E na matéria do mês o Prof. Wagner da CD6 – Centro de Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, traz explicações e exemplos de como utilizar a Função Proc, já que suas turmas de Informática administrativa estão aprendendo como a utilizar essa função, entre tantas outras.

PROC (Função PROC)

Quando utilizar a função PROC?

A utilização dessa função se dá quando houver a necessidade de analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor na mesma posição.

Vamos criar o seguinte cenário:

Digamos que você sabe o número de identificação de uma peça automotiva, mas não sabe o preço. Você pode usar a função PROC para retornar o preço na célula H2 ao inserir o número da peça na célula H1.

Use a função PROC para procurar uma linha ou coluna. No exemplo acima, estamos pesquisando preços na coluna D.

A função PROC, pode ser usada de duas maneiras:

forma Vetorial e forma Matricial

  • Forma vetorial: Use esta forma de PROC para pesquisar um valor em uma linha ou coluna. Use a forma vetorial quando quiser especificar o intervalo que contém os valores que você deseja corresponder. Por exemplo, se quiser procurar um valor na coluna A até a linha 6

Uma matriz é uma coleção de valores em linhas e colunas (como uma tabela) que você deseja pesquisar. Por exemplo, se quiser pesquisar as colunas A e B até a linha 6. PROC retornará a correspondência mais próxima. Para usar a forma matricial, seus dados deverão ser classificados.

Forma vetorial

A forma vetorial de PROC procura um valor em um intervalo de uma linha ou coluna (conhecido como vetor) e retorna um valor da mesma posição em um segundo intervalo de uma linha ou coluna.

Sintaxe

PROC (valor_proc, vetor_proc, [Vetor_resultado])

A sintaxe da forma vetorial da função PROC apresenta os seguintes argumentos:

  • valor_proc:  Necessário. Um valor que PROC procura no primeiro vetor. 
  • valor_procurado pode ser um número, um texto, um valor lógico ou um nome ou uma referência associado a um valor.
  • vetor_proc: Obrigatório. Um intervalo que contém apenas uma linha ou uma coluna.
  • vetor_proc: Podem ser um texto, números ou valores lógicos.
  • vetor_resultado: Opcional. Um intervalo que contém apenas uma linha ou coluna. O argumento do vetor resultado deve ter o mesmo tamanho do valor_proc. Ele deve ser do mesmo tamanho.

Comentários

  • Se a função PROC não conseguir localizar valor_procurado, a função corresponderá o maior valor em valor_procurado que seja menor do que ou igual a valor_procurado.
  • Se valor_procurado for menor do que o menor valor em vetor_procPROC retornará o valor de erro #N/D.

Exemplos de vetor

Você pode experimentar esses exemplos na sua própria planilha do Excel para saber mais como a função PROC funciona. No primeiro exemplo, a sua planilha acabará ficando com uma aparência semelhante a esta:

  1. Copie os dados na tabela a seguir e cole-os em uma nova planilha do Excel
  2. Em seguida, copie as fórmulas PROC da tabela a seguir para a coluna D da sua planilha.
  3. Para que essas fórmulas mostrem resultados, você precisará selecioná-las na sua planilha do Excel, pressionar F2 e Enter. Se for necessário, ajuste as larguras da coluna para ver todos os dados.
  4. Forma matricial

    A forma matricial de PROC procura na primeira linha ou coluna de uma matriz pelo valor especificado e retorna um valor da mesma posição na última linha ou coluna da matriz. Use esta forma de PROC quando os valores que você deseja corresponder estiverem na primeira linha ou coluna da matriz.

    Sintaxe

    PROC (valor_procurado, matriz)

    A sintaxe da forma matricial de PROC apresenta os seguintes argumentos:

  5. valor_procurado: Obrigatório. Um valor que PROC pesquisa em uma matriz. O argumento valor_procurado pode ser um número, um texto, um valor lógico ou um nome ou uma referência associado a um valor.
    • Se PROC não conseguir localizar o valor de valor_procurado, ela usará o maior valor na matriz que for menor do que ou igual a valor_procurado.
    • Se o valor de valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira linha ou coluna (dependendo das dimensões da matriz), PROC retornará o valor de erro #N/D.
  6. matriz    Necessário. Um intervalo de células que contém texto, números ou valores lógicos que se deseja comparar com valor_procurado.
  7. A forma matricial de PROC é muito semelhante às funções PROCH e PROCV. A diferença está no fato de que PROCH pesquisa o valor de valor_procurado na primeira linha, PROCV pesquisa a primeira coluna e PROC pesquisa de acordo com as dimensões da matriz.

    • Se a matriz abranger uma área cuja largura é maior do que a altura (mais colunas do que linhas), PROCprocurará o valor de valor_procurado na primeira linha.
    • Se uma matriz for quadrada ou tiver a altura maior do que a largura (mais linhas do que colunas), PROC pesquisará na primeira coluna.
    • Com as funções PROCH e PROCV, você pode indexar para baixo ou na transversal, mas PROC sempre seleciona o último valor na linha ou coluna.

 

Voltar