Notícia

Shodan – O buscador dos Hackers

06/02/2020

Shodan – O buscador dos Hackers

As turmas do curso de Segurança da Informação aqui da CD6 – Centro de Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, estão aprendendo a cada dia novas ferramentas e técnicas para a detecção e prevenção de ataques hacker e dessa vez o Prof. Wagner trouxe para a sala de aula, o navegador mais perigoso da internet, o Shodan.

O Shodan é um mecanismo de busca que permite a busca de dispositivos conectados à Internet. Os mecanismos de pesquisa da Web, como o Google e o Bing, são ótimos para encontrar sites. Mas não permitem que se traga esse tipo de informação os tipos de dispositivos indexados podem variar muito: desde desktops pequenos até usinas nucleares, câmeras, impressoras e muito mais.

Endereço: https://www.shodan.io/

 

As informações obtidas desses serviços são aplicadas a muitas áreas:

 

Segurança de Rede: fique de olho em todos os dispositivos da sua empresa que estão enfrentando a Internet
Pesquisa de mercado: descubra quais produtos as pessoas estão usando no mundo real

Risco cibernético: inclua a exposição on-line de seus fornecedores como uma métrica de risco

Internet das coisas: acompanhe o uso crescente de dispositivos inteligentes

Tracking Ransomware: meça quantos dispositivos foram afetados pelo ransomware
 

Como isso é diferente do Google?

A diferença mais fundamental é que o Shodan rastreia a Internet enquanto o Google rastreia a World Wide Web. No entanto, os dispositivos que alimentam a World Wide Web constituem apenas uma pequena fração do que realmente está conectado à Internet. O objetivo do Shodan é fornecer uma imagem completa da Internet.

Outra diferença com o Google é que o Shodan exige que você entenda a sintaxe da consulta de pesquisa. Por exemplo, você não pode simplesmente entrar na usina de energia em Shodan e esperar obter resultados surpreendentes. O Shodan foi projetado para engenheiros / desenvolvedores e para aproveitar ao máximo os dados necessários para entender a sintaxe da consulta de pesquisa.

Voltar