Notícia

Validação de dados no Excel

26/02/2020

No artigo do mês o Prof. Wagner da CD6 – Desenvolvimento de pessoas e negócios, aborda um assunto bem interessante que é sobre a validação de dados no Excel, com certeza os alunos irão aproveitar bastante este artigo, principalmente os alunos das turmas de Informática Administrativa. Logo abaixo será apresentado a ferramenta de validação e um exemplo de como podemos utiliza-la.

O que é uma validação de dados e quando usá-la

A validação de dados permite o usuário definir um critério de validação para uma célula ou um conjunto de células. Neste caso podemos usar a validação de dados para restringir o tipo de dados ou os valores que os usuários inserem em células. Por exemplo, podemos usar para calcular o valor máximo permitido em uma célula com base em um valor em outro lugar na pasta de trabalho.

Usando a validação de dados

Para que o usuário tenha acesso a essa ferramenta é necessário, primeiramente, selecionar a(s) célula(s) nas quais a Validação de Dados será aplicada. Depois, basta ir na guia “Dados” e selecionar a opção de “Validação de Dados” próxima à opção de “Texto para Colunas”, como na imagem abaixo.

Após selecionar a opção de “Validação de Dados”, o Excel abrirá uma janela para que o usuário possa escolher as opções que deseja.

No campo “Permitir”, temos todas as opções de restrições que podemos aplicar às células, são elas: qualquer valor, número inteiro, decimal, lista, data, hora, comprimento do texto e personalizado. O critério mais utilizado para a validação de dados é a “Lista”, por ser o mais abrangente e aplicável a uma variedade de casos.

Por esse motivo, no exemplo abaixo utilizaremos a lista para validar os critérios de “Produtos”. Para fazer isso basta selecionar a opção de “Lista” no campo “Permitir”.

Ao selecionar a opção “Lista” um novo campo chamado “Fonte” ficará disponível. Neste campo selecionaremos o intervalo dos dados que irão compor a lista da(s) célula(s) em questão.

Após selecionar os dados para a lista, =$B$4:$B$13, basta clicar na opção “OK”. Feito isso quando o usuário selecionar a(s) célula(s) que foram validadas utilizando o critério de lista, irá perceber que aparece uma seta ao lado da célula e então irá abrir um menu suspenso em forma de lista com os dados que foram selecionados anteriormente.

Voltar