Notícia

Como proteger e desproteger uma planilha no Excel

23/04/2020

Em muitos casos, há a necessidade de  proteger e desproteger uma planilha no Excel, garantindo que as informações contidas nas planilhas, não sejam danificadas devido ao mal uso por alguma pessoa que acabe interagindo com o arquivo pois é muito comum criarmos planilhas, no Excel, para facilitar nosso dia a dia.

Pensando nisso, o Prof. Wagner da CD6 – Desenvolvimento de pessoas e negócios, está ensinando os alunos das turmas de Informática administrativa, como proteger e desproteger planilhas no Excel.  Se você ainda não conhece este procedimento, basta seguir o pequeno tutorial abaixo.

Proteger uma Planilha no Excel:

Existem diversos tipos de proteção de uma planilha, no Excel 2013, então se você quer proteger a sua planilha, basta escolher uma das opções existentes. No entanto, é bastante conhecido que o método mais fácil de fazer isso é inserir uma proteção que utilize senha. Na imagem abaixo, apresento a vocês as diferentes opções de proteção de planilhas disponíveis no Excel.

Para visualizar estas opções, vocês precisarão acessar o Arquivo do Excel. Para isso, clique na guia Arquivo, destacada em verde, no canto superior esquerdo do seu Excel. Veja a imagem abaixo o local correto para clicar.

Ao clicar em Arquivo, você terá acesso às Informações do Excel, neste mesmo campo, que você encontrará as diferentes opções para proteção da sua planilha. Note que na guia Informações você encontrará uma opção chamada Proteger Planilha. Basta então clicar nesta opção para visualizar as diferentes formas de proteger a sua planilha.

Vamos então clicar em “Proteger Planilha Atual”. Ao fazer isso, uma nova janela será apresentada e você terá a opção de escolher uma senha de acesso para a sua planilha. A partir da imagem abaixo, é possível notar que várias opções podem ser escolhidas para aumentar ou diminuir o nível de proteção da sua planilha, no entanto, as opções pré selecionadas já os possibilita manter a segurança do seu arquivo.

Preencha o campo senha e em seguida clique em Ok. Atente-se a escolher uma senha de fácil memorização, pois sem ela será impossível desproteger sua planilha posteriormente e você poderá perder os seus dados.

Ao clicar em Ok, o Excel solicitará que você forneça a senha novamente, fique tranquilo, pois esta é uma forma de garantir a segurança do procedimento. Então, insira a mesma senha e clique em Ok. Sua planilha estará protegida.

Desproteger uma Planilha no Excel:

O procedimento para desproteger uma planilha no Excel é bastante simples, basta acessar o mesmo local utilizado para protege-la. Assim, acesse a guia Arquivo novamente, e em seguida clique em Desproteger Planilha.

Ao fazer isso, sua senha de proteção será solicitada, bastando então fornecê-la e clicar em Ok.

Pronto! Assim você será capaz de proteger e desproteger uma planilha no Excel, sempre que for necessário, e desta forma garantir a segurança dos dados inseridos na sua pasta de trabalho.

Voltar