Notícia

Como publicar um site WordPress que está em localhost

21/07/2020

Na matéria do mês, o Prof. Bernardo da CD6 – Centro de desenvolvimento de Pessoas e Negócios, compartilha o que está ensinando aos alunos de algumas turmas de Web Design que estão no módulo ‘WordPress’: “Quais os passos para publicar um site WordPress que está em localhost”.

A grande questão é: “Criei um site em WordPress no meu localhost, e agora? Como publicar?”.

Obviamente, a criação em localhost serve apenas para o desenvolvimento do projeto, pois, não é possível acessar a página de um local remoto e para que serve um site se ninguém poderá acessá-lo?

O projeto precisa ser publicado, ou seja, estar em um servidor público. Este, é comumente chamado de “Hospedagem”. Existem vários provedores de hospedagem, uns gratuitos, inclusive com domínio grátis, porém sem garantia de estabilidade, ou seja, sua página pode ficar fora do ar por muito tempo. Outros são pagos e oferecem uma garantia de 99,9% de up-time. Esta hospedagem tem um custo mensal.

Além da hospedagem, existe também a questão do DOMÍNIO que nada mais é do que o endereço principal que digitamos para acessar uma página. Por exemplo, para acessar o site da escola digitamos: cd6.com.br. Este domínio tem um custo anual.

Ao decidirmos publicar uma página precisamos ter em mente os custos relativos a este processo. Além do valor pago para o desenvolvimento do projeto (Criação da Página), temos ainda:

- Registro de um domínio; (anual - opcional)

- Hospedagem em um site; (mensal - opcional)

- Custos com plug-in; (eventual - conforme projeto)

- Manutenção do site (atualizações, modificações); (Conforme contrato com o desenvolvedor do projeto)

Com a página “NO AR”, ou seja, devidamente publicada, chegou a hora de pensar na Divulgação dela. Mas isto é assunto para um próximo artigo.

 

Voltar