Notícia

Os conceitos, técnicas e a importância de uma Identidade Visual para as empresas

02/10/2020

Na matéria do mês, o Prof. Bernardo da CD6 – Centro de desenvolvimento de Pessoas e Negócios, compartilha o que está ensinando aos alunos das Turmas de Web Design os conceitos, as técnicas e a importância de uma Identidade Visual para as empresas.

“Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.” Definição retirada do Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_visual)

Na prática, é a forma que você será reconhecido pelo seu público. Por isso a grande importância deste assunto que, na maioria das vezes, é negligenciado quando “Nasce uma Marca/Empresa”.

Não somente a logo mas também as cores, as fontes, a disposição dos elementos, enfim, o conjunto da peça são responsáveis por atrair novos clientes. Eles devem conter a essência do negócio, passar os valores e informar exatamente a razão de sua existência.

Analisando as grandes marcas podemos perceber estas ações. Por exemplo: o Mac Donald’s. Em qualquer lugar do mundo tem a mesma logo. Os uniformes têm a mesma cor, as embalagens têm o mesmo formato e cor, a decoração das lanchonetes tem o mesmo padrão. A única coisa que muda é o idioma.

A identidade visual deve contemplar, além do logotipo (com cores, tipografia e layout), os cartões de visitas, folders, flyers, papel timbrado, pastas, crachá, souvenirs, artes para redes sociais, adesivos, uniformes entre outros elementos dentro da própria empresa. Tudo deve estar padronizado de acordo com a imagem que se quer passar sobre a empresa.

O que fortalece a marca é a facilidade da associação da identidade visual com a empresa.

Ter uma identidade visual, criada da forma correta, é o diferencial para estar à frente da concorrência com um vínculo positivo com o público. Isto é o que toda marca precisa.

Voltar